Laboratórios

Avionica e Controlo

A aviónica consiste na integração de diversos sistemas, mais precisamente: sistemas de localização, sistemas de observação, sistemas de controlo automático e de gestão de voo, sistemas de orientação e de vigilância para a navegação e sistemas de comunicação.

As actividades do laboratório relacionam-se à investigação e desenvolvimento de sistemas aviónicos de orientação, navegação, controlo óptimo de voo e optimização de trajectórias para veículos aeroespaciais, focalizado nas seguintes plataformas e áreas de investigação:

  1. Veículos tripulados: controlo óptimo de voo de aeronaves comerciais e de helicópteros; poupança de combustível; sistemas de prevenção global de colisão entre aeronaves; previsão de trajectórias.
  2. Veículos não tripulados: orientação, navegação e controlo óptimo de trajectórias de aeronaves autónomas (UAVs); sistemas de prevenção de colisão com o terreno ou com objectos fixos; sistemas de prevenção global de colisão entre aeronaves; Simulação do voo autónomo; optimização de trajectórias da reentrada atmosférica; Estabilização de atitude de satélites artificiais.
  3. Optimização não linear: Optimização de funções não diferenciáveis; procura por seguimento de trajectórias; optimização em dimensão infinita.
  4. Controlo Óptimo Computacional: Procura de soluções de problemas de controlo óptimo em espaços de funções; programação dinâmica singular (single grid-point dynamic programming).
  5. Sistemas Incertos: Filtragem de Kalman; filtragem robusta; dualização do problema de filtragem não linear; controlo com base em modelos de Takagi-Sugeno generalizados; controlo supervisionado com base em inteligência computacional.

Estruturas e Vibração

– 1 sistema de trem de aterragem hidráulico AL 14

– 1 unidade de demonstração de ruído P. A. Hilton  B 600

– 1 estrutura base universal HST 1 para experiências estruturais

– 1 analisador de ruídos com acessórios  ref.2231

– 3 computadores

– 3 impressoras

Os PCs possuem variado software: AutoCAD, CATIA V5, Cosmos, Fluent, Labview® for Windows, e MSC.Visual Nastran for Windows 2010. Todos os PCs têm acesso à Internet.

Investigação em Transportes

Orientação estratégica para 2017-2020

O NIT é um jovem grupo de pesquisa fundado oficialmente em 2011, mas a equipe está altamente motivada na implementação e promoção de um plano de ação estratégico para o triênio 2017-2020. As ações-chave são:

Promover o brainstorming interno orientado para a afirmação da NIT (e seus pesquisadores individualmente) nos fóruns científicos nacionais e internacionais.
Estimular a produção e divulgação de conhecimento através do engajamento da NIT com programas nacionais e internacionais de alto nível de qualidade como COST e AIRDEV, abordando a equipe com padrões científicos nacionais e internacionais.
Estimular o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento na área de transporte em geral, desde os níveis de graduação até pós-doutorado, incentivando a intervenção ativa de estudantes em atividades de pesquisa e práticas de ensino, principalmente com base em projetos.
Fortalecer a cooperação com instituições de referência mundiais (particularmente MIT – Massachusetts Institute of Technology, CERIS – IST, ATRS – Air Transport Research Society e EU – Air Transport), setores industriais e atores governamentais.
Essas ações são orientadas por um objetivo claro de fortalecer a intervenção nacional e internacional da NIT como uma área moderna e atraente da pesquisa universitária.